top of page

Encontro do dia 06/12/2020 - Por que já sei, mas não consigo fazer diferente?



- O encontro começou com um “desafio”: sair dos condicionamentos do ego. E um convite: quem costuma falar durante os encontros foi convidado a ouvir e quem costuma ficar calado, a falar. E, para todos, a orientação foi: observar a mente!


- Uma das alunas do grupo compartilhou que tudo perdeu o sentido pra ela, diferente de como era antes, quando se sentia animada e empolgada com o estudo e treino do livro “Um Curso em Milagres”.


- Essa sensação é bastante comum entre os estudantes do livro. Para olhar melhor pra isso, foram formados grupos para conversar sobre as seguintes questões e observar as sensações envolvidas:


1. Por que já sei, mas não consigo fazer diferente?


2. De quem é a culpa ou qual é o meu medo?


3. Estes pensamentos e emoções provam que eu estou certo (tenho razão) sobre...


4. O que eu quero ou queria, espero ou esperava dessa situação ou ação? O que eu queria que fosse diferente?


- Essas perguntas fazem parte da metodologia da ferramenta “Diagrama dos Níveis da Mente”, inspirada pelo David Hoffmeister.


- Segundo esse diagrama, a parte mais superficial da mente é a percepção. Para além da percepção, existem os níveis das emoções e dos pensamentos. Indo mais a fundo, tem o nível das crenças. E, por fim, há o nível do desejo ou oração, que é o que dá origem à crença, ao pensamento, à emoção e à percepção.


"O teu desejo de que algo seja diferente de como é agora está te privando da paz de Deus."

bottom of page